terça-feira, agosto 30, 2011

OBLATOS SECULARES - HISTÓRIA



No Século VII, os Anais da Abadia de Lérins, ao largo de Cannes, dirigida por St. Aigulphe, fazem alusão à presença de leigos no mosteiro. Nos séculos X e XI, em Cluny, St. Ulric escreve: “ Há muitos cristãos que necessitam de viver em comunhão fraterna conosco; concede-se a eles uma parte de todo o bem que se faz no mosteiro, trate-se de orações ou de esmolas. Reza-se por eles de uma maneira particular durante sua vida e após sua morte.”
A Oblação vai se desenvolver até o século XIV com altos e baixos. Desde este momento até o século XIX, não se falou mais em Oblação Ela teria continuado a existir. No século XIX, em Beuron na Alemanha, em Affligem , na Bélgica, em La-Pierre-Qui-Vire e em Solesmes na França, na Hungria, os Mosteiros repensam a Oblação secular. Os primeiros estatutos dos Oblatos serão redigidos na Itália, apresentados a Santa Sé e aprovados em 17 de janeiro de 1871. Outras revisões serão feitas mais tarde.
Será a mesma coisa para os Estatutos dos Oblatos na Bélgica estabelecidos em 1880, revisados até 1904 . Nesta época se prenderá mais a dar aos Oblatos indulgências e outros privilégios eclesiásticos do que formar cristãos apoiados sobre a Rocha.
É igualmente no século XIX, no momento do impulso missionário e da colonização que a Oblação vai para os outros continentes.
Na Europa nenhuma “refundação” será efetivada no século XX. Precisará esperar o impacto do Vaticano II e depois o Sínodo sobre a missão dos leigos em 1988 para que uma nova reflexão seja elaborada. (Texto extraído da Palestra de Françoise Melard no I Congresso Mundial de Oblatos, realizado em Roma de 19 a 25 de setembro de 2005// tradução de Gláucia Medeiros-Oblata de Olinda).
Oblação é doação de si. A Oblação é um ato bíblico. Todo batizado oferece-se a si mesmo a Deus. Diz São Paulo: “Oferecei-vos a Deus como hóstia santa, pura e agradável...”. Para ser Oblato é necessário antes de tudo ser cristão batizado comprometido com a vida da Igreja, com a Comunidade, que esteja disposto a doar-se.
A Oblação envolve a dimensão da fé, doação de si, do amor, da alegria de partilhar, do serviço aos irmãos. Os Oblatos são artífices de Deus no mundo. Representam aqueles que tudo fazem para tornar conhecido o Filho de Deus, amado e adorado, num mundo de egoísmo e violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário