terça-feira, agosto 30, 2011

A ESPIRITUALIDADE / ENCONTROS / QUEM SÃO OS OBLATOS SECULARES


A ESPIRITUALIDADE
O Oblato é, poderíamos classificar, um beneditino no mundo hodierno, envolvido com os problemas de uma sociedade em fase de mutação e bruscas mudanças, que sem perder as suas qualidades profissionais - de vida familiar e vida social - vive de uma espiritualidade monástica cujo carisma condensa-se no célebre mote: “Ora et Labora”, voltada ao louvor divino(oração) e ao trabalho. Dois pedestais que condensam entre si a espiritualidade, equilibrando assim o exercício da fé, da esperança e da caridade na vida diária.
Sem esse vínculo sobrenatural – a fé - a relação com o mundo na vida do Oblato redundaria numa série de repetições superficiais e de mero cunho caritativo e assistencial.
Uma outra característica do Oblato é a divisa com a Paz. São Bento era um homem de paz. A busca da Paz é uma exigência pedida entre os Oblatos de São Bento. Devem buscá-la e levá-la a todas as pessoas.
Sendo que, todo cristão semelhante ao Oblato Primeiro: o Cristo, imitam pois e praticam seus gestos e palavras. “Entrando numa casa, saudai-a: “Paz a esta casa...”(Mt 10, 11-15). “A Paz esteja convosco...”

ENCONTROS
Acontecem, normalmente, todos os meses, Reuniões parciais apenas pela manhã das 8:00 às 9:45 e semestrais: Encontro-Reunião o dia todo; em momentos de igual intensidade, fomentando a amizade e o estudo do carisma a que pertencem. Gerando assim um grupo fraterno que não é uma Confraria, nem Ordem Terceira, tão pouco uma Irmandade. Os Oblatos, a saber, (são leigos que no Mundo e junto à Família, à Sociedade, a grupos de amigos), transmitem e procuram viver os ensinamentos da Regra de São Bento. Comungam da vida litúrgica e dos bens espirituais desta Família e do Mosteiro a que pertencem.

QUEM SÃO OS OBLATOS SECULARES
Estes estão próximos aos Mosteiros e comungam da sua Espiritualidade. Ser Oblato não é um enigma mas a transparência divina de Deus no Mundo refletida no homem e na mulher de boa vontade prontos a “escutar” e “partilhar” os tesouros da riqueza cristã. Portanto, o Oblato fala para o Mundo que “Deus Caritas est”. E esse amor traduz-se nos gestos e no seu testemunho de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário